Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas

CdE participa de discussão temática sobre gestão de ativos apreendidos do tráfico de drogas na ONU

O CdE participou, nesta quarta-feira (20), de uma das discussões temáticas sobre a implementação dos compromissos internacionais de política de drogas na Comissão de Narcóticos das Nações Unidas, em Viena, Áustria. O desafio proposto para debate na ocasião foram os valores de ativos apreendidos do crime relacionado à lavagem de dinheiro decorrente do tráfico de drogas, que permanecem em patamares baixos no nível global.

O coordenador do CdE, Gabriel Andreuccetti, apresentou o modelo brasileiro de gestão de ativos que vem se aprimorando ao longo dos últimos anos, a fim de mostrar como a descapitalização do crime organizado tem apoiado o fortalecimento de políticas públicas no país.

“As estratégias estão sendo aprimoradas com o objetivo de atingir financeiramente as organizações criminosas e, assim, ter um futuro mais promissor no campo de políticas públicas sobre drogas. Políticas essas que são financiadas, também, a partir da gestão de ativos de organizações ligadas ao tráfico de drogas”, concluiu Andreuccetti.

A apresentação do CdE foi baseada no primeiro boletim temático lançado pelo Centro de Excelência em junho deste ano. Clique aqui para acessar a íntegra do boletim.

A sessão contou, ainda, com painelistas da África do Sul, Coreia do Sul, Austrália e da Iniciativa StAR, parceria entre o Banco Mundial e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Além da discussão sobre gestão de ativos do tráfico, a reunião teve sessões sobre o aumento das ligações entre o tráfico de drogas, corrupção e outras formas de crime organizado com o financiamento do terrorismo; e sobre o aumento do uso criminoso de tecnologias de informação e comunicação para atividades relacionadas às drogas ilícitas.

> Clique aqui e saiba mais sobre as discussões temáticas da CND.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish