Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas

Em evento das Nações Unidas, Brasil apresenta inovações nas políticas sobre drogas

Na próxima terça-feira (13), durante a 64ª sessão da Comissão sobre Narcóticos e Drogas (CND) das Nações Unidas, em Viena, Áustria, o Brasil apresentará a atores-chave do cenário internacional as inovações que estão sendo realizadas na área de políticas de drogas a nível nacional.

A partir das 9h10 (horário de Brasília) e com duração prevista de 50 minutos, o debate ocorrerá de forma online e abordará as inovações sobre a temática a partir de um fluxo narrativo sobre como os ativos apreendidos do tráfico de drogas têm sido utilizados no financiamento para a execução de políticas públicas na área.

A participação é aberta ao público interessado mediante lotação da sala virtual na plataforma Zoom. Para acessar o evento, basta clicar neste link a partir das 9h da terça-feira (13). O debate também será transmitido pelo canal do CdE no YouTube.

Apresentação

O evento se iniciará com a apresentação do Delegado de Polícia Federal Elvis Secco sobre a descapitalização das organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Em seguida, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAD/MJSP), Luiz Roberto Beggiora, falará sobre a gestão dos ativos dessas organizações e o financiamento de políticas públicas para a redução da oferta de drogas. Dentro dessas iniciativas, está o projeto piloto do Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para integração de dados e estratégias na redução da oferta de drogas, tópico que será abordado pelo Coordenador do CdE, Gabriel Andreuccetti. Por fim, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (SENAPRED/MC), Quirino Cordeiro Júnior, apresentará as novas estratégias para a redução da demanda de drogas no país. O debate será mediado pelo Diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da SENAD/MJSP, Gustavo Camilo Baptista.

O evento paralelo na 64ª sessão da Comissão sobre Narcóticos e Drogas (CND) é promovido por CdE, UNODC, PNUD, Polícia Federal e Ministérios das Relações Exteriores, Cidadania, e Justiça e Segurança Pública.

Sobre a CND
O Conselho Econômico e Social da ONU estabeleceu a Comissão sobre Narcóticos e Drogas (CND, na sigla em inglês) em 1946, como o órgão central das Nações Unidas para políticas relacionadas a drogas. A Comissão permite que os Estados-membros analisem a situação mundial das drogas, deem seguimento às decisões da 22ª Sessão Especial da Assembleia-Geral sobre as questões relacionadas a drogas e tomem medidas em nível global em seu âmbito de ação. A Comissão também monitora a implementação das três convenções internacionais de controle de drogas e está habilitada a atuar em todas as áreas relacionadas com os objetivos das convenções, incluindo a inclusão de substâncias nas listas de controle internacional. Mais informações sobre a CND, em inglês, podem ser acessadas neste link.

SERVIÇO:
Inovações nas Políticas de Drogas no Brasil, evento paralelo à 64ª sessão da Comissão sobre Narcóticos e Drogas (CND) das Nações Unidas
Data: 13 de abril de 2021
Horário: 9:10 às 10:00 (horário de Brasília)
Formato: Online. Acesso pela Plataforma Zom: https://us02web.zoom.us/j/84976999644
Transmissão: YouTube do CdE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish