Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas

Evento discute Toxicologia Forense no Brasil com o lançamento de publicações do CdE e MJSP

Informe do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) e levantamento dos laboratórios de Química e Toxicologia Forense das Polícias Científicas do país serão apresentados ao público com a presença de pesquisadores e peritos

Brasília, 26/10/2022 – Estão abertas as inscrições gratuitas para acompanhar o lançamento do 3º Informe do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) e do Diagnóstico dos Laboratórios de Química e Toxicologia Forense das Polícias Científicas do Brasil. O evento on-line, que será transmitido ao vivo, acontece no dia 3 de novembro, às 14h.

O 3º Informe do SAR traz informações sobre os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Brasil, destacando a relevância dessas unidades como sistemas de notificações sobre o consumo de novas substâncias psicoativas (NSP). A publicação foi elaborada pelo Comitê Técnico do SAR em conjunto com dois dos maiores CIAToxs do país, o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e tem apoio técnico do Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE). O Comitê Técnico do SAR é coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/MJSP) e integrado por representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred/MC) e Receita Federal do Brasil (RFB).

A pesquisa junto a esses Centros possibilitou obter informações importantes sobre o perfil de pessoas que procuram atendimento por intoxicação por uso de drogas e a recorrência de substâncias utilizadas, incluindo as NSP.

Mapeamento

O Diagnóstico dos Laboratórios de Química e Toxicologia Forense das Polícias Científicas do Brasil buscou mapear áreas como recursos humanos, gestão e infraestrutura de laboratórios especializados na identificação de drogas brutas e de drogas em amostras biológicas presentes em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Produzido por meio da parceria entre CdE, Senad e Senasp, o estudo traz informações que poderão contribuir para a fundamentação de ações em âmbito federal e nos estados, para a execução do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad).

CdE

O Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE), inaugurado em 2021, é fruto de parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senad/MJSP), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Serviço
Lançamento on-line do 3º Informe do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) e do Diagnóstico dos Laboratórios de Química e Toxicologia Forense das Polícias Científicas do Brasil

Data: 3/11/2022

Horário: 14h

*Transmissão ao vivo pela plataforma Teams. Inscrições gratuitas aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish