Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR)

O Subsistema de Alerta Rápido Sobre Drogas (SAR) foi instituído pelo governo federal em 30 de agosto de 2021, com a publicação da Resolução Nº 6 no Diário Oficial. Ele permite a identificação mais rápida de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) no Brasil.

O principal objetivo do SAR é coletar e produzir dados e informações sobre drogas e, por meio de monitoramento, detectar, avaliar e responder às ameaças sociais e à saúde pública. O SAR funciona como um instrumento de vigilância que agrega dados epidemiológicos das áreas de saúde e segurança pública, além de informações sobre novas substâncias psicoativas e outros fenômenos emergentes sobre drogas, buscando apoiar os processos de tomada de decisão e o desenvolvimento de intervenções rápidas.

Para desenvolver suas atividades, o SAR possui um Comitê Técnico que define critérios de inserção de informações no banco de dados do Subsistema. Este Comitê, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justica e Segurança Pública (Senad/MJSP), dispõe de representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred/MC), e Receita Federal do Brasil (RFB). O CdE presta apoio técnico à iniciativa por meio do fornecimento de dados, análises e disseminação de conhecimento, especialmente para a produção dos Informes periódicos do SAR.

Informes publicados:

  • Primeiro Informe do SAR – 19/01/2022

Classificação e formas de controle de NSP e o SAR brasileiro

Acesse em: PortuguêsInglês | Espanhol

  • Segundo Informe do SAR – 07/03/2022

Informe suplementar sobre a substância ADB-FUBIATA 

Acesse em: PortuguêsEspanhol

  • Terceiro Informe do SAR – 03/11/2022

Os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) no Brasil

Acesse em: Português | Espanhol

Saiba mais sobre o SAR.

EnglishPortugueseSpanish